Vídeo divulga para supermercadistas relatórios técnicos para contenção de HCFCs

Está sendo lançado neste mês de maio o segundo vídeo da série “Boas Práticas em Minutos: Brasagem de tubos de cobre para refrigeração e ar condicionado”,que tem como público alvo todos os técnicos em sistemas de refrigeração e ar condicionado do País. O primeiro vídeo da série “Cálculo do Peso Máximo para Recolhimento de Fluidos Frigoríficos em Cilindros” já está disponível desde março passado e mais vídeos serão lançados nos próximos meses.

Criada no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), a série de vídeos instrutivos Boas Práticas em Minutos está sendo realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com escolas técnicas de todo o País. “Como o lançamento dessa nova séria de vídeos do PBH coincide com as iniciativas de distanciamento social, devido à pandemia do novo Coronavírus no país, muitos técnicos de refrigeração atualmente estão em suas residências e podem querer aproveitar parte do seu tempo para ampliar seus conhecimentos. Esse novo vídeo sobre Brasagem, por exemplo, vale a pena ser conferido porque esta técnica é muito importante para se obter um sistema de refrigeração selado, ou seja, sem vazamentos de fluidos refrigerantes”, explica Frank Edney Gontijo Amorim, engenheiro elétrico e analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Neste novo vídeo sobre Brasagem a escola parceira é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador. No vídeo, o instrutor Fernando Lino* explica na prática como fazer uma boa brasagem dando diversas dicas de procedimentos importantes.  “Gostei muito do vídeo. Espero que todos gostem. Ficou um vídeo curto, objetivo, e que ensina passo a passo as boas práticas”, afirma Lino.

O professor Antonio Gabriel S. Almeida, coordenador do Núcleo de Refrigeração, Climatização e Automação (NRCA) do IFBA, e o instrutor, Matheus Fernandes Andrade, deram todo o suporte ao professor Lino durante o processo de gravação das cenas. “Gostamos muito desse projeto, com as filmagens sendo realizadas aqui na nossa escola. O vídeo ficou ótimo e já vamos começar a divulgá-lo para nossos alunos e ex-alunos nos grupos de WhatsApp que mantemos. Assim que retornarem as aulas, esse vídeo será muito bem aproveitado nos nossos cursos de Refrigeração. Acredito que outras escolas técnicas também poderão utilizá-lo, porque ficou muito bom”, afirma Almeida.

Confira o vídeo e compartilhe!

O professor Fernando Lino foi um dos instrutores dos Cursos de Boas Práticas para melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado no IFBA, também realizados pelo PBH.