Terceiro vídeo da série “Boas Práticas em Minutos” ensina a aplicação correta do vácuo nos sistemas de refrigeração

Acaba de ser publicado no YouTube o terceiro vídeo da série Boas Práticas em Minutos, intitulado “Aplicação de Vácuo no Circuito de Ar Condicionado do tipo Mini-Split”, filmado no Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal (RN). O apresentador do vídeo é o instrutor José Rodrigues da Fonseca, responsável pelo laboratório de refrigeração da escola, e um dos mais renomados mestres na área no País.

“A proposta dessa série Boas Práticas em Minutos é sensacional. Foi uma experiência muito boa gravar esse vídeo. Nós vamos aproveitá-lo bastante em sala de aula, para reforçar a importância de as técnicas serem bem aplicadas e, com isso, evitar os vazamentos de fluidos, que tanto prejudicam o meio ambiente”, afirma o professor Rodrigues.

Físico por formação, com 33 anos de Senai, Rodrigues afirma que a física tem sintonia com a área de refrigeração, por causa dos estudos de termodinâmica e elétrica e, por isso, ele consegue explicar a técnica de aplicação do vácuo com maestria. No vídeo, ele demonstra, inclusive, como ocorre o vácuo, com uma experiência que ele faz em sala de aula para seus alunos (cena que pode ser conferida logo no início do vídeo).

Forte parceria

Criada no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), a série de vídeos instrutivos Boas Práticas em Minutos é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com escolas técnicas de todo o País. A GIZ implementa todas as ações para o setor de serviços do PBH.

“Nós temos uma excelente parceria com escolas técnicas, presentes em todas as regiões do país, que nos apoiam na implementação de cursos técnicos em refrigeração e climatização, tornando-os acessíveis para milhares de técnicos. Agora, com esses vídeos, nosso objetivo é ampliar ainda mais a divulgação das boas práticas em refrigeração pelas redes sociais, como o YouTube e o WhatsApp. É por isso que priorizamos a participação dos professores dessas escolas, como apresentadores, porque ninguém melhor do que eles para disseminar as boas práticas. Estes vídeos são, também, uma forma de homenagem a esses professores, que devotam sua carreira para a capacitação dos profissionais da área de refrigeração brasileira”, afirma Stefanie von Heinemann, gerente de projetos da GIZ-Proklima no Brasil, responsável pelas ações do projeto para o setor de serviços do PBH, coordenadas pelo MMA. 

Além do vídeo “Aplicação de Vácuo no Circuito de Ar Condicionado do tipo Mini-Split”, já estão disponíveis os dois primeiros vídeos da série: “Cálculo do Peso Máximo para Recolhimento de Fluidos Frigoríficos em Cilindros”, gravado no Senai, em São Paulo (SP), e “Brasagem de tubos de cobre para refrigeração e ar condicionado”, gravado no IFBA, em Salvador (BA).

Confira o vídeo e compartilhe!