MMA e GIZ apresentam novo vídeo com orientações para Detecção de Vazamentos por Hidrogênio

O Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH criaram a série de vídeos “Boas Práticas em Minutos” que chega agora ao quinto vídeo publicado no YouTube. A série de vídeos técnicos tem como diferencial serem todos apresentados por professores, especialistas na área, e gravados em laboratórios das escolas parceiras do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), localizadas em diversas regiões do Brasil.

Este novo vídeo da série “Boas Práticas em Minutos” tem como título: Método de detecção de vazamentos por hidrogênio para sistemas de refrigeração comercial e ar condicionado. Foi filmado no laboratório de Refrigeração e Climatização do Senai Várzea Grande, em Mato Grosso, e é apresentado pelo instrutor da escola, Reginaldo Castro Farias, que dá várias dicas sobre como utilizar com eficiência o método por hidrogênio para detectar microvazamentos e, desta forma, evitar a dispersão de gases destruidores da Camada de Ozônio, como os HCFCs, no meio ambiente.

A experiência de gravar vídeos foi novidade para a maioria dos professores que participam da série, como o instrutor Reginaldo, que se surpreendeu com o bom resultado: “Achei que o vídeo ficou muito bom. Gostei. Muito bem editado. Trabalho muito profissional! Eu não esperava que ficasse tão bom. Foi muito além das minhas expectativas”, diz. Ele já é um fã da série, que se tornou ferramenta audiovisual para suas aulas. “Assisti a todos os vídeos da série lançados até agora. Todos muito bons! Parabéns por esse ótimo trabalho! Indico todos para meus alunos e ex-alunos. Lembrando que esse tipo de conteúdo técnico, qualificado, é escasso no YouTube. Lá tem muitos vídeos, mas não com esse nível de conhecimento técnico para a nossa área.”

A equipe do Senai MT gostou muito do vídeo e elogiou o professor pelo empenho na gravação. “Gostei muito. Ficou um vídeo bem específico da área e com todos os procedimentos bem explicados pelo professor, que se saiu muito bem”, afirma Nilva Alves Rodrigues, coordenadora pedagógica. “Vamos poder utilizar muito esse vídeo, principalmente quando voltarem as aulas presenciais, do Cursos de “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split”, que foram suspensas por causa da pandemia do Covid-19 e estão previstas para retornar a partir do mês de setembro”, complementa.

Sistema Híbrido para Cursos de Climatização e Refrigeração

“O vídeo ficou muito bom. Vamos divulgá-lo nos nossos grupos internos da escola e, também, por meio dos canais de comunicação da Federação das Indústrias, para as escolas de todo o Estado de Mato Grosso. Esse vídeo vai nos ajudar, inclusive, na obtenção de novos alunos. Os futuros alunos, ao assistirem esse vídeo, já terão noção do que irão vivenciar na prática no curso”, afirma Helton Reis, gerente do SENAI Várzea Grande. O gerente afirma ainda que esse vídeo, e toda a séria “Boas Práticas em Minutos”, vão contribuir muito para os novos modelos híbridos de aulas do Senai, que somam aulas online e presenciais. Esse modelo surgiu em resposta ao momento de pandemia, que exige o distanciamento social, quando as aulas presenciais foram suspensas.

Especialmente no primeiro semestre deste ano, segundo Reis, o Senai de Mato Grosso, assim como demais escolas do Senai no Brasil, teve de se reestruturar, se adaptando a um novo orçamento (contribuições ao Sistema SENAI foram reduzidas para desonerar a Indústria), o que implicou inclusive no fechamento de três unidades no Estado. Mas, ao mesmo tempo, essa reestruturação teve um aspecto positivo, enfatiza ele, que foi a transformação de vários cursos para o Sistema Senai EAD (Educação a Distância Ambiente Virtual de Aprendizagem). “Aconteceu tudo muito rápido. Tivemos de fazer o trabalho de anos em poucos meses para criar a versão dos cursos técnicos EAD no Senai. E conseguimos. Hoje, nossa escola, já disponibiliza vários cursos por EAD (Eletromecânica, Automação, entre outros), no modelo Senai 360°. Este modelo vai se perpetuar pós-pandemia, convivendo com as aulas presenciais”, afirma.

A novidade, prevista na escola, provavelmente a partir do segundo semestre do próximo ano, serão os cursos de Climatização e Refrigeração também com aulas online. “Estamos trabalhando no sistema híbrido, que soma aulas onlinelives e aulas práticas semanais na escola, incluindo provas presenciais, para vários cursos, inclusive para os cursos de Climatização e Refrigeração. Essa mudança veio para ficar. No início da pandemia não estávamos preparados, mas agora estamos e percebemos que com as aulas EAD estamos alcançando um público que antes não conseguíamos, que são os alunos das pequenas cidades do interior de Mato Grosso. Com isso atingimos muita gente”, explica.

Confira e compartilhe o novo vídeo sobre Detecção de Vazamentos por Hidrogênio:

Conheça também os quatro primeiros vídeos da série “Boas Práticas em Minutos”, criada no âmbito do PBH: